terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sesimbra'Nada'Acontece

Poderia ser tomado como um exemplo de publicação com um design bonito. Até faz publicidade ao vizinho que tem um restaurante, mas peca no mais importante - o conteúdo.

Avaliando ao pormenor até podemos dizer "Mas aquilo até tem um molhão de coisas!" Ter tem, mas a agenda agora é bi-mensal, ao contrário do que acontecia antes. Uma agenda por mês com o mesmo número de actividades.

Por um lado, revela um bom sentido de Sustentabilidade Ambiental (se é que eles sabem o que isso é). Sai uma publicação a cada 2 meses, logo, menos exemplares, logo, menos produção (trabalho), logo, menos gastos! Boa! Agora que já conseguiram "poupar" de um lado, z’imbora lá trabalhar do outro!

Fazendo uma comparação muito fácil (bem aqui ao lado), olhemos para a Agenda Municipal do Conselho do Seixal. Muita cultura, muita música, muito de tudo! Bandas caras ou baratas, conhecidas ou não, do Jazz ao Hip Hop, Nacional ou do país vizinho, exposições, cinema, actividades para velhos e novos... Há de tudo e com frequência! E o mais perto que têm com batuques também é nacional - os Tocá Rufar!

Por aqui, os rufos são outros. Neste cantinho à beira mar plantado, dita terra turística nos meses mais quentes (e não só), vê-se limitado em entretenimento. Até pode ter muita coisa idealizada, em grande parte, pelos estabelecimentos nocturnos. Diga-se que mais não fazem senão a sua obrigação, dar algo aos clientes em troca de um café e uma água na esplanada durante 2 horas de ocupação (é o turismo que temos).

Por outro lado temos o Sesimbra'Nada'Acontece que todos os fins-de-semana demonstra o que é não saber o significado da palavra "variar". Refiro-me ao que a autarquia aceita em troca de uns tostões e uma sede para completar o seu programa "cultural". Ou deveria chamar "brasileiro"?

Pois é, fica mais barato e dá sem dúvida menos trabalho! Afinal, ter gabinetes espalhados por toda a Sesimbra e arredores, cheios de supostos funcionários não quer dizer nada. Estes, ou não estão no seu local de trabalho porque foram ó recade, ou estão a entreter a massa cinzenta em frente ao computador de 1999 a jogar às minas. Não queremos ofender, nem obrigar ninguém a trabalhar as suas mentes em algo mais produtivo. Já para não falar de criativo!

Não querendo tirar o mérito a quem a autarquia deixa fazer eventos, pois esses estão limitados àquilo que produzem, em quantidades que à muito deixaram de ser q.b., - o Samba. Acuso a grande falta de mérito que a Câmara Municipal de Sesimbra não faz para criar alternativas. Todos os fins-de-semana corta-se a rua, destaca-se meia dúzia de polícias, ficamos com automóveis estacionados até Santana, vagueiam pelas ruas "turistas" com 2€ no bolso e o povo "de fora" fica contente!

A nossa gente é que não, mas essa de pouco interessa. Afinal moram cá o ano inteiro e até convidam amigos e familiares "de fora" a programar uma ida ao intitulado "Mar de Emoções". Sugiro que a CMS mude rapidamente para "Mar de Samba", já que não nos dão outra música. Afinal todos os Euros entregues por um contribuinte exemplar mal chegam para pagar os ordenados ao final do mês!

Quero alternativas, quero bandas caras ou baratas, conhecidas ou não, do Jazz ao Hip Hop, Nacional ou do país vizinho (que é Espanha e não Brasil), mais exposições, mais cinema, mais actividades para velhos e novos... Quero emoções!

1 comentário:

  1. Alguém vos ouviu... http://jornalcomerciodoseixalesesimbra.wordpress.com/2011/09/14/fim-de-semana-de-jazz-em-sesimbra/

    ResponderEliminar