segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lu”uau”

Luau (em havaiano: Lūʻau) é uma festa havaiana com comida tradicional, bebida e a dança Hula.

Segundo a Wikipédia, essa ferramenta tão útil nos dias correntes, esta é a definição de Luau. Podemos acrescentar ainda mais umas características de um Luau, como por exemplo:

- Flores Havaianas
- Música/dança Hula
- Uma fogueira
- Música/dança Hula!
- Comida/bebida tradicional do Hawai
- MÚSICA/DANÇA HULA!

Não sei se foi esclarecedor o suficiente a parte da música e dança Hula, visto que o que se passou no dia 30 de Julho foi tudo menos um Luau.

Citando:

No próximo sábado, 30 de Julho, realiza-se na Praia do Ouro, o 1.º Luau de Sesimbra, uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Santiago, em parceria com as associações locais. Esta é uma festa que pretende (re)criar uma típica festa havaiana.
O evento realiza-se das 16h00 às 03h00 e é iniciado com uma arruada, junto à Fortaleza de Santiago, que segue até ao areal. Seguem-se uma aula de ritmos latinos pelo ginásio «Flecte» e uma demonstração de capoeira, promovida pelo grupo Alto Astral.
Às 22h00 é tempo de animação musical com a actuação das escolas de samba do concelho, que vão intercalar a música com rodas de samba.
A partir da meia-noite a festa fica a cargo de Jorge Espada, com um espectáculo de música tradicional portuguesa.
Aliar a música ao vivo à dança e à boa disposição é o principal objectivo desta festa de Verão.

A boa disposição foi conseguida sim senhor, especialmente pela galhofa causada pelo conceito que a Junta de Freguesia de Santiago tem de Luau.

Cara vila que tanto aprezo, nem tudo tem que levar Samba ok? Chamar Luau a uma festa com escolas de samba à mistura e música popular é como dizer que o Caneiro está paredes meias com a Doca.

Concordo que tem que existir eventos na nossa vila para chamar pessoas “de fora” para o nosso turismo, mas será que este evento foi mesmo pensado para quem vem de fora ou será que foi mais um evento para a “galera” de cá que vive e respira Samba 365 dias por ano?

Sugiro uma nossa palavra para o dicionário Pexito-Português:

Lu”uau” (em pexito: Lu”uauó”) é uma festa tipica de Sesimbra, com samba, música popular e danças latinas, numa praia, sem fogueira.

A geração mais nova está farta daquilo em que a vila se está a tornar. Existe mais Samba em Sesimbra que em muitas favelas do Rio de Janeiro. Onde estão os nossos costumes Portugueses? Pensem um pouco nisso...

Aloha galera!

Sem comentários:

Enviar um comentário